Arbitragem de conflitos de consumo
Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel,
com sítio em www.arbitragemauto.pt/ e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

« regressar às Novidades

Saiba como escolher o melhor Carro Usado com base na segurança!

13/02/2023

Comprar um carro usado é uma ótima opção para quem quer ter um veículo próprio e tem um orçamento limitativo. Porém, esta escolha pode implicar várias dores de cabeça se não tiver em conta uma série de fatores muito importantes na hora de escolher o seu próximo automóvel.

A pensar nisto, apresentamos uma lista que inclui várias dicas que podem ajudar na hora de escolher o seu próximo carro usado.

Quais são as suas necessidades e o seu orçamento?

Antes de começar a procura pelo seu carro de sonho, é fundamental que faça uma lista de todas as características que o veículo precisar de ter para satisfazer as suas necessidades.

  • Que tipo de carro quer?
  • Quer um carro com quantas portas?
  • Prefere um carro elétrico, híbrido ou a combustão?

Para além de responder a todas estas perguntas, é indispensável que faça as contas e defina quanto pode pagar pelo automóvel, tendo sempre em mente que para além do custo de compra seguem-se os custos com a manutenção, combustível, seguros, etc…

Por fim, deixamos ainda algumas sugestões que podem facilitar esta parte do processo:

  • Tipo de carroçaria: um citadino para a cidade e economia de utilização, uma berlina pela polivalência ou um SUV para transportar a família.
  • Motor e caixa de velocidades: a gasolina para utilizações essencialmente urbanas, a diesel para uma utilização maioritariamente de auto-estrada ou híbrido/elétrico que será um pouco mais caro, mas menos dispendioso no dia-a-dia.
  • Caixa de velocidades automática: aconselhada para percursos urbanos, pois melhorará o conforto na condução.
  • Seguro: a franquia varia de acordo com a potência, tipo de veículo e outras variantes.
  • Consumo: quanto mais potente for o motor, maior será o custo de combustível.

Quando deve comprar?

Após definir as suas necessidades e o orçamento que tem disponível, deve ainda tentar perceber qual é a melhor altura para comprar um veículo usado. Visto que os concessionários trabalham por objetivos, podendo os vendedores receber bónus consoante o desempenho, o final de março, junho, setembro e dezembro são as melhores alturas para fazer negócio. Os vendedores vão estar mais disponíveis para negociar e apresentar pacotes financeiros mais atrativos.

 

Deve inspecionar o carro antes de o comprar?

A resposta é sim, e não podia ser mais óbvia. Caso não se sinta suficientemente confiante para inspecionar o veículo, deve recorrer a um mecânico especializado da sua confiança.

O que deve ter em especial atenção:

  • Verifique a quilometragem
  • Teste o motor, os pneus, as luzes e o equipamento eletrónico
  • Veja o estado da bateria, óleo e depósito de refrigeração
  • Tenha atenção a riscos, amolgadelas e deformações:
  • Verifique os estofos, os espelhos, a fechadura e a chave de ignição, procurando por danos visíveis.

Verifique os termos de garantia e negocie!

Agora que já inspecionou o automóvel e tomou a decisão de compra, tenha em atenção os termos de garantia e tente negociar o preço final. Em relação à garantia, ao comprar um carro usado ou novo tem sempre direito a garantia de três anos, porém tenha em atenção que caso compre um automóvel a um particular esta regra não se aplica.

Por fim, saiba que o preço afixado não é o preço final e os vendedores estão preparados para negociar valor, extras e garantias. Por isso mesmo, conseguir o melhor negócio possível está apenas nas suas mãos.

Agora que já sabe o que deve ter em atenção antes de escolher o seu próximo carro usado, veja o nosso stock de carros usados e faça a sua escolha!

 


Grupo Auto-Indistrial
O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários. | Arbitragem de Conflitos de Consumo | Livro de Reclamações Eletrónico | Política de privacidade | Intermediação de crédito